Vampiros NÃO brilham. (Crônica)

Por Rafael Lima




Você gosta de Crepúsculo, Eclipse ou qualquer outro livro dessa série? Pare agora, se você prefere a versão de Stephenie Meyer, mas se você quer ouvir sobre vampiros que não brilham, continue.



Há alguns anos atrás, um homem de nome Bram Stoker criou um livro sobre um personagem de nome curioso, ele era Drácula. Por mais incrível que pareça a você, leitor e possível admirador de Stephenie Meyer, mas esse era um romance, você sabia? Quer ouvir um pouco sobre a historia? Duvido q você goste.

Drácula, o conde, era um vampiro, assim como Edward Cullen, mas ele não brilhava na luz, quer dizer, brilhar ele brilhava, mas só pelo tempo que sua pele queimava no sol... Deve ser estranho pra você, leitor, mas era assim que morriam os vampiros. O que será que está passando por sua cabeça agora? “Ah, ele era vilão, então vampiros ruins tem mesmo é que morrer pelo sol”, talvez seja isso, acertei?


Posso fazer uma outra analise sobre isso, certo? Onde tem um vilão, tem um herói e o herói seria o tipo de vampiros que estão em Crepúsculo, certo? Talvez, mas se eles são os heróis, porque eles são vampiros? Pra mim, não faz sentido algum. Veja em 1897 um homem criou Drácula a partir de uma historia sobre um humano louco e homicida, em 2005 uma mulher cria a historia sobre vampiros bonzinhos, certo? Na historia de Bram, temos no lado humano Jonathan Harker, o homem que é chamado por Dracula e depois vira um prisioneiro dele, enquanto este poderia sair de sua tocada para atormentar almas humanas na Inglaterra, mas Harker consegue fugir da brigada e mata o vilão para salvar sua amada, temos também Mina Harker, sua esposa, que vira vitima e mulher de Dracula, mas luta firmemente, o máximo que pode para se manter humana. Temos ainda, Abraham Van Hellsing, o primeiro homem capaz de lidar com Dracula, o primórdio dentre todos os caçadores de vampiros.



Devo realmente comparar tais homens com os humanos de Crepúsculo? Bella Swan, menina mimada da cidade que vai pra junto do pai, não por saudade deste, mas por não ter mais alternativas, ela não fala com os novos colegas da escola, mas se interessa por uns em particular, exatamente os que andam de preto e a autora faz parecer que eles são os mais interessantes. Pergunta: Quando você vê, na sua escola ou faculdade, varias pessoas de preto reunidas em uma mesa, o que você pensa? Voltando a Bella, ela fica extremamente encantada por um deles e novamente uma pergunta, porque ele, se todos eram vampiros? Ela poderia até se interessar por uma das meninas, mulheres vampiras também atraem mulheres, hein? “Lógico que esse é um dos mistérios do enredo”, você deve estar respondendo, mas a meu ver ele é exatamente o mais aterrorizante dentre todos, ele é exatamente o que tem mais cara de assassino frio e calculista, analisa bem. E lê pensamentos, quer coisa mais aterrorizante que um cara que entra na sua mente?
Tudo bem, vamos continuar, Bella também fica estranhamente interessada pelo jeito como ele fica longe dela, olha isso, e quem disse que mulher não gosta do cara dando uma de “difícil”? Ela também conhece Jacob, um lobisomem nem tão bonito (de acordo com o livro, certo?) e que parece interessado por Bella, mas ela não quer nem saber do coitado (de acordo com o livro, certo?) e resolve perguntar, como quem não quer nada, sobre os Cullen e seus mistérios, fazendo um certo charminho pro Jacob pensar que ela estava querendo ficar com o pobre lobisomem feio (de acordo com o livro, certo?).


Certo, certo, ela é bonitinha, tem seus defeitos, mas ainda assim ela muda com o tempo. Lógico, pra pior. Na continuação, temos Bella querendo “passear” com um motoqueiro qualquer durante a noite só porque o vampiro a dispensou, voltou a procurar Jacob, novamente com o charminho feminino pra o fazer consertar uma moto gratuitamente pra ela e depois de ficar com o lobinho, ela dispensa ele de novo assim que o vampirinho a chama.
E se eu procurar outros humanos pra tentar defender a raça, qual o outro nome que posso citar? O pai de Bella? A mãe de Bella? Não tem, porque os humanos do enredo não são principais, nem são próximos aos principais, os principais são os vampiros bonzinhos que mordem pescoço de animais ou de humanos (mesmo que eles sejam bonzinhos, se você botar um prato de sangue na frente de qualquer um deles, quero ver se eles continuam civilizados) e tomam sangue pra sobreviver, enquanto todos os outros humanos são só alimentos para os tais vampiros ou para a Bella (spoiler, ela toma sangue humano daqui a alguns tempos, viu?).


Eu não vou comentar sobre o resto da historia, posso estar errado sobre varias coisas que disse anteriormente, alias, duvido muito que esteja errado, mas para os fãs eu estou. Eu sou mais um, entre tantos admiradores dessa raça que ficou mais do que decepcionado com a história de Meyer, provavelmente uma autora sem sucesso no mundo de livros e que resolveu fazer uma brincadeira de muito mal gosto. Meyer, não deu certo, sua brincadeira custou caro e muito. Agora vampirismo é praticamente modinha, você transformou a historia de Bram em piada para adolescentes. Já pensou como será daqui a alguns tempos? Quando nós, mais velhos, falarmos em vampiros, os adolescentes só vão pensar em vampiros que brilham como purpurina no sol e não os que queimam e viram pó. E eu vou ter de fazer uma seita e um blog na internet com o nome principal: VAMPIROS NÃO BRILHAM, P****!!!

2 comentários:

Unknown disse...

KKKKKK. eurimto mas realmente essa de vampiro brilhar acho que foi a pior de todas.

~ Hinna Samire ~ disse...

CARAMBA,vc caprichou nessa matéria,eu sou uma das amantes de vampirismo e realmente vampiros naum brilham a luz do sol,mas sim viram cinzas,assim como o criado por"BRAM STOKER"(DRÁCULA).
Eu tenho um livro que fala um pouco sobre todos os vampiros que conhecemos até hoje,e de alguns relatos históricos também,é beem interessante conhecer o que é um verdadeiro vampiro.
AMEI A MATÉRIA!

Postar um comentário